CATEQUESE

Instituto Redentorista Menino Deus

Caros pais, catequistas e catequizandos:


O Instituto Redentorista Menino Deus, orientado pelos valores Cristãos, embasado na espiritualidade de seus mantenedores, os Missionários Redentoristas, acolhe para o ano de 2024, aqueles que estão no processo da catequese e também os que irão iniciar o processo catequético neste ano.

A catequese de nossa escola é fundamentada na atitude, a exemplo do bom samaritano. Com valores bíblicos, familiares e comunitários.

"Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?" Jesus lhe disse: "Que está escrito na Lei? Como lês?" Ele então respondeu: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e a teu próximo como a ti mesmo!" (Lucas 10,25-27).

Aos pais nossa gratidão em confiar suas preciosidades ao Instituto Redentorista Menino Deus, saibam que nosso intuito é o seguimento de Jesus Mestre, que em sua Palavra nos ensina a nos amar e amar nosso próximo.

Aos catequizandos, ânimo para o seguimento do Redentor, através da catequese que nos envolve na espiritualidade vivencial do próprio Cristo, nossa alma se revigora para viver em Cristo.

Aos catequistas, parabéns pela resposta ao chamado. A vontade de ensinar aquilo que aprendemos e que nos fez bem é o testemunho mais precioso que podemos dar em nossa existência.

No aspecto de organização prática, nossa catequese é disponibilizada preferencialmente para os alunos do Instituto Redentorista Menino Deus. As vagas são disponibilizadas conforme a quantidade de catequistas. Os pais e catequizandos assumem a responsabilidade de participar das missas dominicais. Os catequizandos devem também ter responsabilidade de participar dos encontros catequéticos.

Deus conta com a humanidade para ser conhecido no interior da sociedade. Por meio de sua Palavra, de suas parábolas, Jesus nos ensina quem é o nosso próximo. Por isso, nossa catequese tem por base a família como norteadora do processo dialógico entre Palavra de Deus e sociedade. Pai, mãe e responsáveis, são de fundamental importância para que o progresso da ética de nossas crianças, adolescentes e jovens seja eficaz em nosso mundo.


Rogo para que a Mãe do Menino Deus nos auxilie neste ano de espiritualidade e atitude catequética.


Pe Márcio Halmeschlager CSsR

Missionário Redentorista