CORONAVÍRUS

O que você precisa saber e fazer

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS

Srs. Pais e/ou estudantes


Nestes tempos de isolamento, necessário em função da COVID-19, vimos fazer alguns esclarecimentos sobre as atividades domiciliares que a Escola Redentorista Instituto Menino Deus vem enviando desde o dia 18 de março, quando assumimos o compromisso de só retornarmos quando as autoridades de saúde assim o permitirem e, orientar para os próximos passos:

1) Todas as atividades lançadas através de nosso site oficial www.meninodeus.com.br/coronavirus tem o intuito de atividades domiciliares complementares, como sugestões educativas. Para manutenção do ritmo de estudo e preparação para as aulas presenciais que serão organizadas no retorno.

2) Todas as atividades lançadas, a partir do dia 02 de abril, serão solicitadas pelos nossos professores e estarão disponibilizadas no Positivo On através do campo mensagens e tem o intuito de além de serem atividades domiciliares possibilitar esclarecer dúvidas, diretamente com seu professor de sala de aula e receber orientações pedagógicas dos mesmos.

3) Diante da determinação do Sr. Governador do estado do RGS de que as aulas nas escolas retornarão somente em maio os professores organizarão estas atividades para serem desenvolvidas em casa e, solicitarão comprovação da realização das mesmas. Portanto, TODOS os alunos estão orientados a realizarem as atividades e, no retorno, estas tarefas serão solicitadas conforme as orientações recebidas. Elas integrarão os Planos de Ações que o Conselho Estadual de Educação-RS recomenda a serem apresentados ao Conselho Pedagógico da Escola, referente a esse período de afastamento presencial da escola.

4) Estas aulas servem para manter ritmo de estudos, utilizando a metodologia de “aula invertida” para o Ensino Fundamental e Ens. Médio, já para Educação Infantil trabalhar a ludicidade e interação. Facilitarão quando no regresso para a dinâmica das aulas presenciais que serão desenvolvidas.

5) Quando chegarmos ao final desse isolamento será refeito o Calendário Escolar 2020 e, os dias que necessitamos ficar em casa serão recuperados, na forma legal, com a interação professor/aluno, com o desenvolvimento das habilidades e objetos do conhecimento retomados no ponto em que os mesmos foram suspensos, nas três esferas de nosso atendimento: educação Infantil, ensino fundamental e ensino médio. Este entendimento é alinhado com a legislação exarada pelo Conselho Nacional de Educação, entendido pelo pedagógico do IMD como base de uma educação de qualidade.

6) Num primeiro momento as atividades domiciliares, complementares, foram enviadas utilizando a plataforma http://specomvoce.com.br, dando continuidade ao livro 1 que estava em andamento, correspondente ao 1º bimestre. Perfeito, porém, muitos entendimentos ainda não devem ter tido toda a assimilação necessária e, talvez, nem mesmo atingido os cem por cento de estudantes de cada sala de aula. Como explicado acima retomaremos estas abordagens, com os professores da escola que a partir de agora, farão interações para ajudar neste processo de pesquisa e desafio pedagógico de estudo correspondente ao livro 1, do primeiro bimestre. Pelo nosso canal de comunicação direta (professor, turma e aluno) no Positivo On enviaremos estas atividades e orientações de como cada turma será atendida. Priorize estas atividades enviadas pelo seu professor e neste momento a plataforma SPE deve ficar em segundo plano.

7) O segundo livro referente ao segundo bimestre será entregue somente quando reorganizarmos o calendário escolar e o iniciarmos a estudar presencialmente, o que no calendário escolar que consta na agenda iniciaria no dia 01 de maio. Alguns estudantes já estão lendo, pesquisando, pelo material do livro 2, correspondente ao segundo bimestre, pode? Pode, mas sem necessidade de impressão do material, nem de imposição pedagógica, neste momento.

8) As atividades avaliativas propostas podem ser realizadas pelos estudantes? Sim, é um desafio que o aluno se propõe a fazer e o instigam a trabalhar a habilidade de autonomia. Também será elemento facilitador na assimilação pedagógica. E, principalmente, se indicada por seu professor.

9) Caso tenha alguma dúvida, ligue para 3314 1888 o pelo whatsapp 99704 2777, em horário comercial, fale conosco pelo Face, pelo Instagram ou pelo e-mail faleconosco@meninodeus.com.br

10) Estamos em meio a um momento inusitado, uma crise mundial, onde a arte da convivência, a arte do silêncio e a espiritualidade nos chamam a buscar o equilíbrio das relações sociais.

11) O carisma Redentorista de acolhimento, tão presente no dia a dia da escola, nos faz ter a certeza de que dias melhores virão, com as bênçãos de Deus, nos possibilitando o reencontro presencial de todos, com saúde e fé.  

Passo Fundo, 01 de abril de 2020 

Atenciosamente 

Direção e Coordenação

________________

NOTÍCIAS
________________

* 01 de maio

Comunicado
e Salas Zoom


* 17 de abril

Atividades Programadas


* 01 de abril

Orientações Pedagógicas


* 28 de março

Dicas para brincar em família


* 27 de março

Nota de Esclarecimentos 


* 24 de março

Liberação das Guias de Estudo - PES

* 23 de março

Liberação das video aulas para todos os alunos IMD


* 14 de março

Suspensão das aulas

________________